Foi inaugurado o Primeiro Parque de Ondas a nível Mundial. Trata-se do Parque de Ondas da Aguçadoura, Freguesia da Póvoa de Varzim. Esta tecnologia faz o aproveitamento da energia das ondas. O Grupo Enersis, junto com um parceiro tecnológico escocês Ocean Power Energy, são os pioneiros nesta tecnologia.
Energia das Ondas - Pelamis 750
O Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por secções cilíndricas, unidas por juntas articuladas onde se encontra um módulo de conversão de energia. A estrutura Pelamis tem três módulos de conversão de energia (3 x 250 kW). Cada módulo constitui um sistema independentemente de conversão de energia das ondas em energia eléctrica. Cada módulo mede 50 metros de comprimento e 3,5 metros de diâmetro, ficando fora da linha da água só 1 metro.
O Parque de Ondas da Agudaçoura fica instalado a 5 quilómetros da costa, ao largo da Póvoa de Varzim.
A energia produzida pelas ondas de alto mar, são mais estáveis que a das ondas de rebentação. O Parque de Ondas é ligado através de cabos submarinos a uma subestação de interligação com a rede eléctrica.
A Enersis investiu um valor inicial de 8,5 milhões de euros neste projecto. O Parque de Ondas da Aguçadoura vai produzir inicialmente energia eléctrica que poderá abastecer uma povoação de 6.000 habitantes. No decorrer dos próximos anos, a Enersis prevê instalar 20 MegaWatts (MW), que resulta num investimento de 70 milhões de euros.
Portugal é assim pioneiro neste tipo de sistemas, tal e qual como a Dinamarca e a Alemanha dominam o mercado da Energia Eólica. Tem grande importância a nível económico pois tendo a liderança da tecnologia vai poder estar à frente dentro deste mercado, instalando novos Parques de Ondas em Portugal e partir para o mercado mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário