quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A energia das marés é a energia cinética (movimento) da água do mar, provocada pela subida e descida das marés. Existem por dia duas marés-altas e duas marés-baixas .
 Estas marés são o resultado do movimento da Lua em torno da Terra e sofrem também a influencia do movimento da Terra em torno do Sol.
Esta energia é obtida através de barragens construídas em áreas costeiras "afectadas" por marés.
As barragens bloqueiam e controlam o movimento das marés, que vão accionar turbinas especiais, que retêm a água que entra na maré-alta, libertando-a mais tarde, na maré baixa.




Energia Geotérmica

Energia geotérmica ou energia geotermal é a energia obtida a partir do calor proveniente da Terra, mais precisamente do seu interior. Devido a necessidade de se obter energia elétrica de uma maneira mais limpa e em quantidades cada vez maiores, foi desenvolvido um modo de aproveitar esse calor para a geração de eletricidade. Hoje a grande parte da energia elétrica provém da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral, porém, esses métodos são muito poluentes.
Para que possamos entender como é aproveitada a energia do calor da Terra devemos primeiramente entender como nosso planeta é constituído. A Terra é formada por grandes placas, que nos mantém isolados do seu interior, no qual encontramos o magma, que consiste basicamente em rochas derretidas. Com o aumento da profundidade a temperatura dessas rochas aumenta cada vez mais, no entanto, há zonas de intrusões magmáticas, onde a temperatura é muito maior. Essas são as zonas onde há elevado potencial geotérmico.
A geotermia manifesta-se através géiseres, vulcões, águas termais, etc.
Deste modo, a energia geotérmica é utilizada para a produção de electricidade, através de um furo feito no solo. Apartir daí nasce uma central geotérmica que produz enormes quantidades de energia eléctrica.
                         Algumas imagens de centrais, furos e manifestações geotérmicas:


quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Enercia Eólica

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antiguidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica.
Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica.
A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota, limpa, amplamente distribuída globalmente e, se utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxilia na redução do efeito estufa.
O parque eólico dos Açores é um dos maiores e mais rentáveis do mundo. O seu principal problema é a localização, pois está centrado num parque nacional em que existe uma baixa taxa de mortalidade de espécies devido ao movimentos dos aerogeradores.

Imagens do parque eólico açoriano: 

Energia Hídrica

A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água.
Aqui estão algumas imagens de grandes barragens mundiais.

Como se sabe estas infra-estruturas têm elevados custos bem como a sua manutenção. Mas, contudo, trazem enormes vantagens e lucros com a utilização sustentável deste recurso.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Maior central solar do mundo



Os Estados Unidos aprovaram no dia 25 de Outubro de 2010, o maior projeto de energia solar do planeta, formado por quatro unidades no sul da Califórnia, que exigirão um investimento total de 4 biliões de dólares.
Quando o projeto for concluído, deverá gerar até 1.000 megawatts, energia suficiente para abastecer 750 mil residências americanas, o que fará com que seja a maior central do mundo.
A capacidade total será igual a de uma turbina de central nuclear.
A companhia que concorreu com este projecto, iniciará ainda este ano e tambêm criará mais de mil postos de trabalho. 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Transformação Da Energia Azul

Energia Azul

Energia azul é a energia obtida da diferença de concentração de sal entre a água do mar e a do rio, com o uso de electrodiálise reversa (EDR) (ou osmose) com membranas específicas para cada tipo de iões. O resíduo deste processo, é água salobra.

A tecnologia de EDR foi confirmada em condições laboratoriais. Como em outras tecnologias, o custo da membrana foi um obstáculo. Uma membrana nova e mais barata, baseada em polietileno electricamente modificado, permitiu o seu uso comercial. Com isso a energia azul, é considerada mais uma das novas energias renováveis que no futuro, quando se esgotarem as energias não-renováveis, nos trará energia. Quando um rio desagua as suas águas no oceano, há uma libertação gigantesca de energia. Coloca-se uma membrana entre dois reservatórios, um com água doce e outro com água do mar. Ela é capaz de reter iões de sal, mas não a água, gerando um fluxo de água em direcção à água salgada. Aplica-se uma pressão maior na água salgada, invertendo este processo. A água do mar tem dois tipos diferentes de pequenos componentes: iões do sódio e iões de cloreto, positivos e negativos. E cada conjunto tem dois tipos de membrana. Um deixa passar apenas o ião positivo e outro somente o ião negativo. Temos um circuito eléctrico, entre a água salgada e a água doce, de cada lado das duas membranas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Parque de ondas em Aguçadoura- o primeiro do mundo

Foi inaugurado o Primeiro Parque de Ondas a nível Mundial. Trata-se do Parque de Ondas da Aguçadoura, Freguesia da Póvoa de Varzim. Esta tecnologia faz o aproveitamento da energia das ondas. O Grupo Enersis, junto com um parceiro tecnológico escocês Ocean Power Energy, são os pioneiros nesta tecnologia.

Energia das Ondas - Pelamis 750
O Pelamis é uma estrutura semi-submersa composta por secções cilíndricas, unidas por juntas articuladas onde se encontra um módulo de conversão de energia. A estrutura Pelamis tem três módulos de conversão de energia (3 x 250 kW). Cada módulo constitui um sistema independentemente de conversão de energia das ondas em energia eléctrica. Cada módulo mede 50 metros de comprimento e 3,5 metros de diâmetro, ficando fora da linha da água só 1 metro.
O Parque de Ondas da Agudaçoura fica instalado a 5 quilómetros da costa, ao largo da Póvoa de Varzim.
A energia produzida pelas ondas de alto mar, são mais estáveis que a das ondas de rebentação. O Parque de Ondas é ligado através de cabos submarinos a uma subestação de interligação com a rede eléctrica.
A Enersis investiu um valor inicial de 8,5 milhões de euros neste projecto. O Parque de Ondas da Aguçadoura vai produzir inicialmente energia eléctrica que poderá abastecer uma povoação de 6.000 habitantes. No decorrer dos próximos anos, a Enersis prevê instalar 20 MegaWatts (MW), que resulta num investimento de 70 milhões de euros.
Portugal é assim pioneiro neste tipo de sistemas, tal e qual como a Dinamarca e a Alemanha dominam o mercado da Energia Eólica. Tem grande importância a nível económico pois tendo a liderança da tecnologia vai poder estar à frente dentro deste mercado, instalando novos Parques de Ondas em Portugal e partir para o mercado mundial.

Energias renováveis utilizadas no desporto

Numa prova em que apenas duas equipas sobem de divisão, pode-se considerar um bom sinal o facto de o Feirense ser já o primeiro no que concerne ao uso das energias renováveis. A vistoria da Liga de clubes aprovou as recentes alterações que vão dotar o Estádio Marcolino de Castro com tecnologia ecológica.
A partir de agora, o clube de Santa Maria da Feira será capaz de produzir energia eléctrica, graças ao funcionamento de painéis fotovoltaicos. O projecto, inserido numa campanha de incentivo da Liga de clubes - que financia em cerca de 35 por cento - já está activo, antecipando-se, assim, aos restantes clubes das duas provas profissionais. O Feirense foi o primeiro a concluir o empreendimento e prepara-se já para avançar com a candidatura a um segundo projecto de melhoramento das instalações, visando, desta vez, a colocação de luz artificial - inexistente num estádio com 48 anos de existência - e a obras de beneficiação à estrutura da única bancada coberta. Um plano de ideias desenvolvido no âmbito de apoios disponibilizados pela Liga, que cobrirão cerca de 50 por cento do custo total despendido pelos clubes.
O Feirense tem razões para se sentir orgulhoso por fazer parte de um conjunto de inovações sugeridas e suportadas pelo organismo que organiza as provas profissionais. O aproveitamento da luz solar vai ajudar a poupar nas despesas e tornará, no futuro, o clube num fornecedor de energia à EDP.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Uma nova energia renovável

Uma célula de combustível pode converter mais do que 90% da energia contida num combustível em energia eléctrica e calor. No ano de 1996, as células de combustível com ácido fosfórico (CCAF) apresentavam uma eficiência de conversão eléctrica de 42%, com uma elevada produção de calor;
    • As emissões de uma central eléctrica de células de combustível são dez vezes menos do que as normativas ambientais mais restritas. Para além disso, as células de combustível produzem um nível muito inferior de dióxido de carbono;
    • As células de combustível podem ser desenvolvidas para funcionarem a partir de gás natural, gasolina ou outros combustíveis fáceis de obter e transportar (disponíveis a baixo custo);
    • Na qualidade de tecnologia-alvo de interesse recente, as células de combustível apresentam um elevado potencial de desenvolvimento.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

vários tipos de energias

As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento. Estas energias podem ser:
Energia Solar A energia do Sol pode ser convertida em electricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
Energia Eólica A energia dos ventos que pode ser convertida em electricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores;
Energia Hídrica A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia eléctrica, como por exemplo as barragens;
Energia Geotérmica A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água;